AÇÕES PEDAGÓGICAS,ENTRETERIMENTO,EVENTOS,EXPERIÊNCIAS EXITOSAS,INFORMAÇÕES E MUITO MAIS!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Escola Municipal São Luiz - Projeto Afro Pérola Negra/2012

Escola Municipal São Luiz - Projeto Afro Pérola Negra/2012

Coordenadora da SME - Egmar Santos
A EMSL promoveu o I Fórum Itinerante do Projeto Afro Pérola Negra.



O evento precedeu o debate com os alunos, professores, funcionários, convidados e pais.



A equipe gestora e coordenação pedagógica, bem como os professores trabalharam o tema "preconceito" na sala de aula, e os alunos foram orientados a fazer uma pesquisa de campo - vídeo - com algumas pessoas enfocando o tema.


Recepção com Meninas caracterizadas - Abertura com o Gestor Manoel Basílio e presença dos coordenadores da SME, Givanildo e Elaine

Participação dos estudantes da Escol Estadual João XXIII - Discurso da Secretária de Educação Joselita Oliveira

Atençao dos alunos nas entrevistas e grupos de estudo preparando as propostas sobre preconceito

Participação especial da artesã Damiana e público presente

PARABÉNS A ESCOLA SÃO LUIZ! CONFIRAM MAIS DETALHES NO BLOG DA ESCOLA .

terça-feira, 10 de abril de 2012

BRALF - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CASINHAS

O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Na cidade de Casinhas, a SME aderiu ao Programa, onde conta com 37 turmas, sendo 2 na zona rural e 35 na zona urbana; 37 alfabetizadores e 04 coordenadores, orientados pela coordenadora municipal a Srª Matilde Leal.

As turmas funcionam nas escolas e à domicílio, onde está previsto iniciar neste mês de abril.

A SME oferece durante toda esta semana, no auditório do São Luiz, uma formação inicial, promulgada com consultoria específica e pedagógica, que objetiva promover estudos e diretrizes operacionais referentes ao BRALF, bem como, desenvolver o planejamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto do jovem e adulto atendido pelo BRALF.

Tal formação, tem como público alvo, alfabetizadores e coordenadores de turmas do BRALF, que exercerão suas atividades nos núcleos designados pela SME/Casinhas.


P  R  O  G  R  A  M  A  Ç  à O

1º DIA
 Oficina: Professor Alfabetizador: Representações Motivacionais para um Planejamento Competente.
Facilitador: Emanuel Souto da Mota Silveira

2º e 3º DIAS
Oficina: Alfabetização e Letramento: Práticas e Métodos na Formação dos Alfabetizadores.
Facilitadora: Maria do Socorro Nascimento

4º e 5º  DIAS
 Oficina: Aprendizagem Matemática: Práticas e Métodos na Formação dos Alfabetizadores.
Facilitador: Maria do Socorro Nascimento 

CONFIRAM ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO 




ALFABETIZAR COM SUCESSO

A equipe de coordenação do PAS/Casinhas, informa que nesta Quarta - Feira ( 11/04) em horário integral, iniciando as 8h, no Salão Paroquial, haverá o segundo encontro com coordenadores/supervisores focando mais uma oficina de planejamento.

O encontro será ministrado pela  equipe Regional da GRE do Vale do Capibaribe, e contará com a participação dos municípios de Surubim, Casinhas, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho.

A expectativa das coordenadoras da SME/Casinhas Selma, Josemere e Sandra Eloísa, é de que as ações pedagógicas que serão orientadas neste encontro, é pertinente ao desempenho positivo do cotidiano do PAS.
PÁSCOA DA ESCOLA MARIA AMÁLIA -  CASINHAS

A Escola Mª Amália com um propósito religioso, não exita em educar suas cianças pela fé. Focando uma educação de qualidade, a equipe gestora e educadores desta instituição de ensino, vivencia com as crianças estudantes, a trajetória de Jesus Cristo à crucificação e Ressurreição.

A Via Sacra interativa da Escola, se propagou com as crianças caracterizadas, participação dos pais e de toda família educativa da referida escola.

Tal iniciativa, planejada e executada pela coordenação pedagógica e educadores, objetiva fazer com que as crianças/estudantes construa uma personalidade à exemplo de Jesus Cristo, baseada em humildade, fraternidade e amor.

Parabéns a toda Família Maria Amália!







sexta-feira, 6 de abril de 2012

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA
Páscoa da Secretaria de Educação

 Nesta Quarta- Feira a Secretária de Educação Srª Joselita Oliveira, proporcionou à sua equipe de trabalho, um momento de reflexão sobre a Semana Santa e Páscoa. O momento teve início na Igreja de Nossa Senhora das Dores com o Padre André, e depois um almoço na sede da SME.

A Srª Joselita Oliveira, não exita em agradecer a sua equipe pelo trabalho desenvolvido, bem como, compartilhar com todos a essência da Páscoa dizendo:

"A Páscoa não se resume a lembrar a morte e o sacrifício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição." A todos uma Feliz Páscoa....

Esteve presente também a Profª Verônica Geriz e sua mãe Dona Mariquinha.