AÇÕES PEDAGÓGICAS,ENTRETERIMENTO,EVENTOS,EXPERIÊNCIAS EXITOSAS,INFORMAÇÕES E MUITO MAIS!

Tenda do Saber

TENDA DO SABER LEITURA
Projeto E.F Anos Finais
 
COORDENADORA -  MARIA DE JESUS DE ALMEIDA SANTOS
 
O projeto Tenda da Leitura destina-se ao público infanto-juvenil principalmente de baixa renda e que tenham dificuldades de acesso aos livros e a leitura. O alvo inicial é atingir as crianças, estudantes do ensino infantil e fundamental, e adolescentes, em cada evento realizado nas praças e lugares públicos de nossa cidade.
Serão montadas duas tendas em nas quatro Escolas Pólo do município,locais de grande circulação de pessoas e colocados a disposição aproximadamente 1800 títulos diferentes de livros para que as crianças e adolescentes possam ler no local e se familiarizar com as técnicas de leitura demonstradas.
O objetivo geral desse projeto é realmente o incentivo a leitura e também despertar na sociedade a importância de se investir em projetos que tenham essa intenção. A curto prazo um dos nossos objetivos é fazer com que as pessoas frequentem a Tenda e a longo prazo é fazer com que as pessoas queiram saber onde a Tenda vai estar para que possam acompanha-la, informou a coordenação do projeto.
A SME CASINHAS, na pessoa da Secretária de Educação Srª Joselita Oliveira, vem dando total apoio ao projeto e incentiva cada vez mais a comunidade escolar a participar de eventos que visem a melhoria da qualidade do ensino em nossa cidade.
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CASINHAS/PE
PROJETO MULTICULTURAL DE LEITURA
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Descrição Móvel da Tenda do Saber
·       02 Tendas pantográfica de 6x3 metros
·       02 Mesas infantis de plástico - cada
·       12 Cadeiras de plástico - cada
·       04 Baús de plástico - cada
·       01 Tapete em E.V.A - cada
·       1.825 Livros diversos - cada
·       38 CDs - cada
·       91 Brinquedos Pedagógicos - cada
·       01 Caixa de som amplificada
·       01 microfone
·       01 microsistem
·       01 Extensão de 20 metros
·       01 Data show
·       01 computador
·       01 Máquina fotográfica

Identificação do Projeto
SOP – Serviço de orientação Pedagógica – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais


·       Coordenadora Municipal – Egmar Santos de Oliveira
·       Coordenador (a) do Projeto – Maria de Jesus de Almeida Santos
·       Monitor de Libras Tenda 1 - _____________________________________
·       Monitor de Libras Tenda 2 - _____________________________________
·       Monitor do Projeto Tenda 1  - ___________________________________
·       Monitor do Projeto Tenda 2  - ___________________________________
·       Montador das Tendas – Fabinho e Joseildo
·       Escolas Envolvidas – Escolas da Rede Municipal de Ensino
·       Clientela – Alunos, professores e comunidade
·       Turno – Matutino e Vespertino
·       Período – Fevereiro a dezembro
APRESENTAÇÃO

O Projeto “Tenda do Saber” – Espaço Cultural Itinerante, adotado pela SME Casinhas/PE, integra todo um conteúdo inovador e atualizado, com tudo que um espaço escolar precisa para desenvolver o conhecimento no educando dentro de sua realidade. São livros infanto-juvenis, paradidáticos, de literatura, brinquedos, CDs, jogos educativos e muito mais. A Tenda do Saber vem com material de Inclusão Social na Escola. Como ideal de uma educação pública e democrática, a proposta que a SME apresenta com a Tenda do Saber é despertar o gosto pela leitura dos educandos e estreitar as relações escola-família-comunidade na rede municipal de ensino.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem em interpretação, produção, análise textual e o pouco hábito de ler, observados em sala de aula, bem como o distanciamento da comunidade x escola em nossas escolas municipais, tal projeto, evidencia uma educação propícia que busca construir e (re) construir uma relação de aprendizagem para a vida fortalecendo a parceria dos estudantes e sua família na cidade e zona rural de Casinhas. Com isso, o presente projeto fará parte da base curricular em todos os seus componentes e inseridos em todos os projetos de leitura vivenciado nas escolas e nas ações pedagógicas das quatro escolas pólo de Casinhas que são: Escola Municipal Antônio Francisco de Paula – Bengalas; Escola Municipal Professor Daniel – Montado; Escola Municipal Luiz Ventura – Lagoa de Pedra e Escola Municipal São Luiz – Casinhas.
Contudo, o projeto se dará, de fato, com um cronograma específico, com pólos de escolas conjuntas e com fomentação de linguagens multiculturais integrando diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos e informação literária.

OBJETIVO GERAL
Apesar de a escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, não podemos esquecer que é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor. Por isso, este projeto tem como objetivo principal criar condições para a leitura na escola e em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos e a comunidade possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores e escritores autônomos no exercício de sua cidadania. O foco principal é realmente o incentivo a leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Formar alunos-multiplicadores de leituras nas escolas municipais;
·        Estender a prática de Brincar de Biblioteca em casa e na comunidade;
·        Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
·        Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos e hipertextos;
·        Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias, em comunidades que estão distanciadas da cultura escrita e falada;
·        Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;
·        Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã;
·        Tornar a relação escola-comunidade mais íntima;
·        Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;
·        Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o compõem, através das várias oportunidades de leitura;
·        Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
·        Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
·        Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;
·        Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais e linguagens multiculturais;
·        Incentivar os educandos a participar dos concursos de leitura e redação promovidos pelas entidades educativas e seus projetos de leituras vivenciados;
·        Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas dentro de um cronograma específico;
·        Levar a comunidade a adotarem práticas pedagógicas de leitura com sucesso.

PÚBLICO ALVO
Estudantes das escolas municipais, educadores, família e comunidade.

PÓLOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS E PROJETOS DE LEITURA VIVENCIADOS

Pólo 1 – Projeto de Leitura “________________________” Bengalas

·       Escola Mun. Antônio Francisco de Paula
·       Escola Mun. São Miguel
·       Escola Mun. São Domingos
·       Escola Mun. José de Souza Cabral
·       Escola Mun. João Paulo II
·       Escola Mun. Antônio Barbosa


Pólo 2 – Projeto de Leitura “______________________” Casinhas

·       Escola Mun. São Luiz
·       Escola Mun. Gedeão Almeida
·       Escola Mun. Manoel de A. Lira
·       Escola Mun. Antônio Emiliano
·       Escola Mun. Severino Amaro
·       Escola Mun. Vicente Barbosa
·       Escola Mun. Pedro Lourenço


Pólo 3 – Projeto de Leitura “_____________” Lagoa de Pedra

·       Escola Mun. Luiz Ventura
·       Escola Mun. N.S de Fátima
·       Escola Mun. Pio XII
·       Escola Mun. José Carlos

·       Escola Mun. Marino Barbosa
·       Escola Mun. Mª Amália
·       Escola Mun. Marino Barbosa


Pólo 4 - Projeto de Leitura “__________________” Montado

·       Escola Mun. Professor Daniel
·       Escola Mun. Manoel Basílio
·       Escola Mun. Solon Gerônimo
·       Escola Mun. Emídio Gomes
·       Escola Mun. Lagoa Escondida
·       Escola Mun. Benedito Roseno

FOMENTAÇÃO DE LINGUAGENS MULTICULTURAIS
1.    Acompanhamento Pedagógico

·       Letramento
·       Língua Estrangeira
·       Ciências
·       História
·       Geografia
·       Libras
·       Bulling
·       Reforço Escolar


2.    Cultura e Arte

·       Teatro
·       Leitura
·       Banda Fanfarra
·       Dança
·       Café Literário
·       Canto Coral
·       Pintura
·       Capoeira
·       Prática Circense
·       Mosaico
·       Tangran
·       Karaokê
·       Acervo Histórico
·       Cineclube
·       Cultura Afro Brasileira



3.    Promoção da Comunidade e da Saúde

·       Conselho Comunitário e Voluntários
·       Visitas familiares
·       Educação Sexual
·       Prevenção de Drogas
·       Oficinas para os Pais
·       Violência no Trânsito


4.    Educomunicação e Ambiente Escolar

·       Fotografias
·       Filmagens
·       Cordéis
·       Arredores da Escola


·       Funcionamento da Escola
·       Funcionários da Escola

METODOLOGIA
Percebendo a necessidade de fazer acontecer uma Educação voltada para autonomia, para a ética, para a valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que nós desenvolvemos esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para uma concepção Humanística, com o intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções. Neste processo, a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências diversas e reelaborar suas próprias experiências. Compreendendo que a aprendizagem do indivíduo é algo que deve ser construído socialmente (sociointeracionismo), no âmbito das relações humanas, esse projeto utilizará oficinas, trabalhos artísticos, palestra, dramatizações, exposição, trabalho em grupo, aulas expositivas, debates, etc de modo que a leitura seja colocada como instrumento de participação, mudança e renovação sócio-cultural. Acreditamos que a reflexão acima justifica a intenção deste projeto, uma vez que, busca a recuperação ou o renascimento qualitativo da leitura e, ao mesmo tempo, repensa e altera as funções do espaço pedagógico, como um todo. Por isso, pretendemos a partir desse projeto fazer com que as oficinas de encontro tornem-se espaços significativos de aprendizagem, lugar de experimentação, realização, confronto, êxito.

CRONOGRAMA

PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
I BIMESTRE
34 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 1 – TENDA 1
17 DIAS LETIVOS


01
DATA
26/03 à 20/04
02
ESCOLA
ANTÔNIO FRANCISCO DE PAULA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
CULTURA E ARTE

06
ATIVIDADES
CURSO LIBRAS; CINECLUBE; BANDA FANFARRA, ETC

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR; RUA PRINCIPAL DA COMUNIDADE
PRAÇA

08
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


09
COORDENADOR ESCOLAR

MARIA DAS GRAÇAS

10
MONITOR LIBRAS





PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
II BIMESTRE
46 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 1 – TENDA 1
22 DIAS LETIVOS


01
DATA
28/05 à 28/06
02
ESCOLA
ANTÔNIO FRANCISCO DE PAULA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
PROMOÇÃO DA COMUNIDADE E DA SAÚDE

06
ATIVIDADES
CURSO LIBRAS; VISITAS FAMILIARES; EDUCAÇÃO SEXUAL, OFICINAS PARA OS PAIS

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR; RUA PRINCIPAL DA COMUNIDADE
PRAÇA

08
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


09
COORDENADOR ESCOLAR

MARIA DAS GRAÇAS

10
MONITOR LIBRAS




PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
III BIMESTRE
51 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 1 – TENDA 1
26 DIAS LETIVOS


01
DATA
24/08 à 28/09
02
ESCOLA
ANTÔNIO FRANCISCO DE PAULA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCOMUNICAÇÃO

06
ATIVIDADES
CURSO LIBRAS; FOTOGRAFIS; FILMES, RÁDIO ESCOLAR

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR; RUA PRINCIPAL DA COMUNIDADE
PRAÇA

08
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


09
COORDENADOR ESCOLAR

MARIA DAS GRAÇAS

10
MONITOR LIBRAS



PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
IV BIMESTRE
54 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 1 – TENDA 1
27 DIAS LETIVOS


01
DATA
13/11 à 20/12
02
ESCOLA
ANTÔNIO FRANCISCO DE PAULA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
CULTURA E ARTE

06
ATIVIDADES
CURSO LIBRAS; DANÇA; BANDA PRÁTICA CIRCENSE, ETC

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR; RUA PRINCIPAL DA COMUNIDADE
PRAÇA

08
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


09
COORDENADOR ESCOLAR

MARIA DAS GRAÇAS

10
MONITOR LIBRAS



PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
I BIMESTRE
34 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 2 – TENDA 1
17 DIAS LETIVOS


01
DATA
01/03 à 23/03
02
ESCOLA
SÃO LUIZ

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
CULTURA E ARTE
EDUCOMUNICAÇÃO

06
ATIVIDADES
FOTOGRAFIAS - CINECLUBE; BANDA FANFARRA, CAFÉ LITERÁRIO;
CURSO LIBRAS

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA

08
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


09
COORDENADOR ESCOLAR
AGACI SOARES
APOIO: FÁTIMA ANDRADE
KÁTIA DOLORES
VALQUÍRIA


10
MONITOR LIBRAS



PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
II BIMESTRE
46 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 2 – TENDA 1
23 DIAS LETIVOS


01
DATA
23/04 à 25/05
02
ESCOLA
SÃO LUIZ

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
COMUNIDADE E SAÚDE

06
ATIVIDADES
PALESTRAS - CRÔNICAS; VISITAS AS FAMILIAS, ED. SEXUAL;
CURSO LIBRAS

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA

08
PROFESSORES


09
COORDENADOR ESCOLAR
AGACI SOARES
APOIO: FÁTIMA ANDRADE
KÁTIA DOLORES
VALQUÍRIA


10
MONITOR LIBRAS




PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
III BIMESTRE
51 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 2 – TENDA 1
26 DIAS LETIVOS


01
DATA
19/07 à 23/08
02
ESCOLA
SÃO LUIZ

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
PROMOÇÃO DA COMUNIDADE E DA SAÚDE
EDUCOMUNICAÇÃO E AMBIENTE ESCOLAR

06
ATIVIDADES
FOTOGRAFIAS - CRÔNICAS; BANDA FANFARRA, ED. SEXUAL;
CURSO LIBRAS

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA

08
PROFESSORES


09
COORDENADOR ESCOLAR
AGACI SOARES
APOIO: FÁTIMA ANDRADE
KÁTIA DOLORES
VALQUÍRIA


10
MONITOR LIBRAS



PÓLO 1 e 2 – TENDA 1
IV BIMESTRE
54 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 2 – TENDA 1
27 DIAS LETIVOS


01
DATA
02/10 à 12/11
02
ESCOLA
SÃO LUIZ

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
CULTURA E ARTE
EDUCOMUNICAÇÃO E AMBIENTE ESCOLAR

06
ATIVIDADES
PRÁTICA CIRCENSE- CRÔNICAS; BANDA FANFARRA, DANÇA;
CURSO LIBRAS

07
LOCAIS
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA

08
PROFESSORES


09
COORDENADOR ESCOLAR
AGACI SOARES
APOIO: FÁTIMA ANDRADE
KÁTIA DOLORES
VALQUÍRIA


10
MONITOR LIBRAS




PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
I BIMESTRE
34 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
17 DIAS LETIVOS


01
DATA
26/03 à 20/04
02
ESCOLA
LUIZ VENTURA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
CULTURA E ARTE

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
FOTOGRAFIAS - CRÔNICAS; LÍNGUA ESTRANGEIRA, BULLING;
CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
JOSEANE NEGROMONTE

10
MONITOR LIBRAS




PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
II BIMESTRE
46 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
22 DIAS LETIVOS


01
DATA
28/05 à 28/06
02
ESCOLA
LUIZ VENTURA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCOMUNICAÇÃO

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
CINECLUBE - CRÔNICAS; TÁDIO ESCOLAR;
CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
JOSEANE NEGROMONTE

10
MONITOR LIBRAS




PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
III BIMESTRE
51 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
26 DIAS LETIVOS


01
DATA
24/08 à 28/09
02
ESCOLA
LUIZ VENTURA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
PROMOÇÃO DA COMUNIDADE E DA SAÚDE

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
PREVENÇÃO AS DROGAS – SAÚDE BUCAL;
CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
JOSEANE NEGROMONTE

10
MONITOR LIBRAS



PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
IV BIMESTRE
54 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
27 DIAS LETIVOS


01
DATA
13/11 à 20/12
02
ESCOLA
LUIZ VENTURA

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
CULTURA E ARTE

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
FOTOGRAFIAS – PRÁTICA CIRCENSE;
CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
JOSEANE NEGROMONTE

10
MONITOR LIBRAS










PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
I BIMESTRE
34 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
17 DIAS LETIVOS


01
DATA
01/03 à 23/03
02
ESCOLA
PROFESSOR DANIEL

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
CULTURA E ARTE

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
FOTOGRAFIAS - CRÔNICAS; LÍNGUA ESTRANGEIRA, BULLING;
CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
MARIA BETÂNIA
VIRGÍNIA

10
MONITOR LIBRAS




PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
II BIMESTRE
46 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
23 DIAS LETIVOS


01
DATA
23/04 à 25/05
02
ESCOLA
PROFESSOR DANIEL

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCOMUNICAÇÃO

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
RÁDIO ESCOLAR - CINECLUBE
CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
MARIA BETÂNIA
VIRGÍNIA

10
MONITOR LIBRAS



PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
III BIMESTRE
51 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
25 DIAS LETIVOS


01
DATA
19/07 à 23/08
02
ESCOLA
PROFESSOR DANIEL

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
PROMOÇÃO DA COMUNIDADE E DA SAÚDE

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
OFICINAS PARA OS PAIS ,CONSELHO COMUNITÁRIO;CURSO LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
MARIA BETÂNIA

10
MONITOR LIBRAS





PÓLO 3 e 4 – TENDA 2
IV BIMESTRE
54 DIAS LETIVOS
MONITOR
PROJETO
LEITURA
DA ESCOLA
PÓLO 3 – TENDA 2
27 DIAS LETIVOS


01
DATA
02/10 à 12/11
02
ESCOLA
PROFESSOR DANIEL

03
PÚBLICO ALVO
PAIS E ESTUDANTES

04
HORÁRIO
MANHÃ E TARDE

05
LINGUAGEM MULTICULTURAL
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
CULTURA E ARTE

06
ATIVIDADES


07
LOCAIS
FOTOGRAFIAS - CRÔNICAS; CULTURA AFRO;ACERVO HISTÓRICO
LIBRAS;TEATRO

08
PROFESSORES
PÁTIO ESCOLAR
PRAÇA JUNCO

09
COORDENADOR ESCOLAR
MARIA BETÂNIA
VIRGÍNIA

10
MONITOR LIBRAS




AÇÕES REALIZADAS EM PARCERIA COM OUTROS SEGMENTOS DA COMUNIDADE E QUEM SÃO ESSES PARCEIROS


·       REQUINTE LITERÁRIO realizado em parceria com a Escola Estadual João XXIII (Grêmio Estudantil).
·       Parceria com a Câmara Municipal de Vereadores.
·       Oásis Camp Club para uma culminância do projeto.
·       Parceria com os blogueiros da cidade.
·       Associações dos moradores da zona rural.

RELAÇÃO DO PROJETO COM AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Faremos reuniões com os pais dos jovens. E alguns até nos ajudarão como voluntários no projeto. O Projeto atende ás crianças e jovens, buscando a participação da família nas diversas fases do projeto, tornando assim sujeitos ativos no processo de formação dos estudantes. A integração da escola e comunidade fazem parte do trabalho social do SME,haja vista, no calendário escolar contém o dia da “Família na Escola”. É somente através dessa união que poderemos alcançar nossos objetivos. A busca pela melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania, são metas que buscamos no nosso dia a dia e só com a continuidade desse trabalho é que poderemos concretizá-la

PONTOS FORTES DO PROJETO


·       O incentivo a leitura, o resgate da auto-estima e a formação de multiplicadores.
·       Restituir a condição de ambiente de aprendizagem da comunidade.
·        Transcender à escola como único espaço de aprendizagem.
·       Representar um movimento de construção de redes sociais e de cidades educadoras.
·       A comunidade e a cidade apresentar diferentes possibilidades educacionais e de construção de conhecimento por meio da observação, da experimentação, da interação e, principalmente, da vivência.












Nenhum comentário:

Postar um comentário