AÇÕES PEDAGÓGICAS,ENTRETERIMENTO,EVENTOS,EXPERIÊNCIAS EXITOSAS,INFORMAÇÕES E MUITO MAIS!

terça-feira, 10 de abril de 2012

BRALF - PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO CASINHAS

O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.

Na cidade de Casinhas, a SME aderiu ao Programa, onde conta com 37 turmas, sendo 2 na zona rural e 35 na zona urbana; 37 alfabetizadores e 04 coordenadores, orientados pela coordenadora municipal a Srª Matilde Leal.

As turmas funcionam nas escolas e à domicílio, onde está previsto iniciar neste mês de abril.

A SME oferece durante toda esta semana, no auditório do São Luiz, uma formação inicial, promulgada com consultoria específica e pedagógica, que objetiva promover estudos e diretrizes operacionais referentes ao BRALF, bem como, desenvolver o planejamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto do jovem e adulto atendido pelo BRALF.

Tal formação, tem como público alvo, alfabetizadores e coordenadores de turmas do BRALF, que exercerão suas atividades nos núcleos designados pela SME/Casinhas.


P  R  O  G  R  A  M  A  Ç  à O

1º DIA
 Oficina: Professor Alfabetizador: Representações Motivacionais para um Planejamento Competente.
Facilitador: Emanuel Souto da Mota Silveira

2º e 3º DIAS
Oficina: Alfabetização e Letramento: Práticas e Métodos na Formação dos Alfabetizadores.
Facilitadora: Maria do Socorro Nascimento

4º e 5º  DIAS
 Oficina: Aprendizagem Matemática: Práticas e Métodos na Formação dos Alfabetizadores.
Facilitador: Maria do Socorro Nascimento 

CONFIRAM ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO 




Nenhum comentário:

Postar um comentário