AÇÕES PEDAGÓGICAS,ENTRETERIMENTO,EVENTOS,EXPERIÊNCIAS EXITOSAS,INFORMAÇÕES E MUITO MAIS!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

SME PROMOVE SEMINÁRIO À REDE MUNICIPAL DE ENSINO

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 
DESAFIOS À CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMACIPATÓRIA


Previsto no calendário escolar municipal, neste último dia 09/05, a SME promovel à todo seu corpo docente o III Seminário de Educação Básica com o tema: " Desafios à Construção de uma Educação Emancipatória.

Mesa composta pela Secretária de Educação Joselita Oliveira, e o palestrante da manhã Srº Anderson Duarte Freire que protagonizou a primeira palestra com o tema:  "Humanizar os Saberes e Educar os Afetos".


O Seminário, que foi um sucesso, é constatado pelo seu público alvo - Nossos Professores.Centrados nas informações abordadas no tema, a manã foi de resultados positivos que os professores levarão para sala de aula.


Emanados numa linha cultural, o Seminário teve como abertura a peça teatral " Uma Mãe de Fé", encenada pelo grupo teatral Alpargatas de Virgulino.O público se emocionou.


O palestrante Anderso Duarte explanou de forma dinâmica a primeira palestra.Frizou com pertinência as estruturas das personalidades, atênuando a diversidade comportamental dos nossos alunos.


A Ex Secretária de Educação Profª Verônica Geriz, reforçou em discurso pertinente ao evento educativo, a transformação da educação e da tecnologia.Ademais, com a experiência de sete anos à frente da educação, Verônica desenvolveu um trabalho de qualidade e respeito.
Com desenvoltura em falar em público que Verônica tem, e digo assim de passagem com muita propriedade, enfocou o aproveitamento e a importância daquele momento de aprendizagem. 


Com vista sob uma perspectiva qualitativa, a formação docente deve ser atrelada às necessidades específicas do oficio de ensinar, buscando as melhores práticas que garantam e resultem na efetiva aprendizagem dos conteúdos propostos.Assim, para além do domínio dos conteúdos, deve-se assegurar ao professor, em sua formação, a possibilidade de conhecer e criar sequências didáticas centradas na aprendizagem dos alunos.




As idéias acima lastreiam a proposta da realização do III seminário da educação básica de casinhas e reforçam o compromisso da atual gestão em garantir bases para a construção de uma escola pública comprometida com o processo de formação de sujeitos críticos e atuantes, pautada nos princípios da Educação Emancipatória.



O auge do Seminário foi no turno da tarde com o segundo palestrante SrºJosé Roberto Peixoto da Silva.Com o tema "A Escola como Espaço de Sonhos e Possibilidades:Por Que os Alunos não Estudam? O Que os Professores podem Fazer?, o palestrante envolveu os professores em sua palestra de forma interativa e participativa.Todas as explicações com exemplos na vida e na escola, o palestrante consolidou a expectativa dos professores.


Todos os professores receberam da SME o kit do professor.Bolsa,lápis,caneta,estojo,borracha,tesoura,bloco de notas,etc.


A repercussão do Seminário foi positiva.E como diz o texto de Rubem Alves que os professores receberam: 

"...quero a essência, minha alma tem pressa!...Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana;que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos,, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados e deseja tão - somente perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.O essencial faz a vida valer a pena..."
PARABÉNS AOS PROFESSORES E TODA EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário