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segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO AFRO PÉROLA NEGRA - ANO II

Projeto Afro Pérola Negra - Ano IIEnsino Fundamental - Anos Finais



O Projeto Afro Pérola Negra - Ano II neste ano 2012 vem com uma nova roupagem.A proposta de Ensino Aprendizagem do projeto se fará nas escolas municipais do E.F Anos Finais, com fomentação em Fóruns Intinerantes ,proporcionados pelas escolas: São Luiz, Luiz Ventura, Professor Daniel e Antonio Francisco de Paula.Ao mesmo tempo, cada escola fará um fórum por bimestre, com temas diversificados,onde terá um produto final que será um vídeo ou um livro de coletâneas dos debates e produções vivenciadas nos fóruns.Após os fóruns dos quatro bimestres, no mês de novembro, mais precisamente na semana da consciência negra, a SME apresentará em culminância final um LIVRO com todas as coletâneas feitas pelas escolas participantes.
Tais Fóruns, terão a participação ativa dos educandos, educadores, pais, coordenação pedagógica e Secretaria Municipal de Educação coordenado pela Professora Egmar Santos.

Confiram o projeto na íntegra:



Afro Pérola Negra II

Caros Professores
É com grande prazer que apresentamos mais uma proposta para o Projeto Afro Pérola Negra II, assegurado pela lei 10.639, criado pela Secretaria Municipal de Educação e implantado na rede municipal de ensino.
    Esta segunda etapa do projeto objetiva proporcionar fóruns de  discussões sobre a “Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar”nas escolas.
O resultado dessa parceria é a produção de material que traz manifestações culturais de identidade racial para sala de aula e dá visibilidade à inserção da escola na cultura afro e na exclusão do preconceito. Propõe também ações educativas que ajudam os alunos a compreender melhor alguns conteúdos escolares, a avançar no conhecimento de mundo e, assim, a posicionar-se de maneira consciente e autônoma.
Abrangem atividades para sala de aula e orientações para visitas às instituições culturais e ambientais.
Os fóruns de debates raciais e ambientais, planejadas a partir de pesquisas, permitirão que alunos e professores experimentem outro ambiente de aprendizagem, mas que, ao mesmo tempo, possam relacionar essa experiência às atividades e conteúdos de sala de aula.





Apresentação
O projeto apresentado focará  no eixo temático “Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar” integram promoção de ciclo de  fóruns  discursivos bimestrais, subtemas diversos dentro do tema central, produções textuais, palestras,etc.
A importância do projeto para a escola e população nasce de um claro propósito: promover a discussão civilizada entre pais, alunos, professores, imprensa, população e autoridades, dos principais problemas de racismo, preconceito, má distribuição de renda, desigualdades sociais, etc. de nossa cidade, estado, região, país. Sua estruturação prevê a escolha de temas de grande interesse e o debate aprofundado dos principais problemas, para que se consiga encontrar alternativas para solucioná-las.
Por integrar a comunidade escolar, abrindo canal para elaboração de propostas e de questionamentos, o ciclo fóruns aproxima a escola da comunidade, e busca, com um respaldo de veículo de conscientização, não só divulgar as mazelas sociais, mas corrigi-las na medida do possível, numa atitude preventiva e informativa na promoção da igualdade racial.



Justificativa
Entendemos que...
         A desigualdade racial é questão estruturante do desafio da democracia brasileira, haja vista, propor tal discussão na escola fortalece as afirmações de política pública.
         O movimento negro é o protagonista histórico dessa luta e que o enfrentamento do racismo deve ser uma pauta assumida pelos diferentes setores da sociedade, em especial, por aqueles e aquelas que atuam pela democratização do Estado brasileiro, pelo enfrentamento das profundas desigualdades e valorização efetiva da nossa diversidade de país.
         A lei 10.639/2003 é uma grande conquista de reparação à população negra, mas que deve ser assumida de forma mais efetiva pela política educacional como constitutiva do direito humano à educação de qualidade de todos e todas.
         A implementação da lei 10.639 possibilita descontrução/revisão das nossas identidades e do entendimento da nossa história de país e exige rupturas no processo de ensino-aprendizagem. 
         A centralização nessa temática em nossas escolas, estimula os jovens/adolescentes das mesmas a repensarem conceitos de raça, racismo, identidade, ancestralidade, preconceito, diversidade e formação do povo brasileiro.

Quais são as conquistas?



         O marco legal – estimulou e garantiu mais força e legitimidade a iniciativas no país. Mais força à agenda racial em educação e condições de pressão e controle social. A diversidade e visibilidade de experiências de educadores(as) em escolas (o papel dos prêmios).
         O acúmulo de reflexão/produção de conhecimentos e práticas dos movimentos negros.
         A abertura de alguns sistemas municipais e estaduais para abordar a questão racial.
         A entrada de outros atores em cena.
         A criação de coordenadorias no MEC e nas secretariais municipais e estaduais de educação.

Quais são as entraves?

         Vinculados ao racismo – a negação do problema, o mito da democracia racial e o racismo institucional, a utilização da diversidade para despolitizar/diluir a agenda racial (mas a diversidade também é possibilidade), o racismo institucional.


metodológica da Ação Educativa?
         Diminuição da resistência e investimento na organização do trabalho escolar
         PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESCOLAR que articule
-         educação anti-racista no cotidiano
-         currículo
-         valorização da cultura negra e indígena
         Construção de um ambiente favorável ao trabalho para a promoção da igualdade racial na escola e da diversidade brasileira.



Etapas
         Construção de uma experiência-piloto em quatro escolas de Casinhas;
         Elaboração do material de apoio para os fóruns
       Indicadores de igualdade racial na escola, Povos Indígenas e Formação do Povo Brasileiro;
       Escolha dos subtemas;
       Participações Extras Escolares;
       Produções/relatos/entrevistas dos alunos, professores, equipe gestora, comunidade.
       Kit multimídia dos fóruns.


Temas Sugeridos
  • ·        Racismo
  • ·        Preconceito
  • ·        Discriminação
  • ·        Como se trabalha o tema na escola
  • ·        Desigualdades Raciais nas Escolas de nossa cidade
  • ·        Negros na comunidade
  • ·        Comunidade e as relações étnicos raciais
  • ·        Eu sou Negra(o)?
  • ·        Opinião do jovem ao tema
  • ·        Retratos Brasileiros
  • ·        Exclusão no foco de debates
  • ·        Vigilância contra o racismo
  • ·        Mesmas Oportunidades
  • ·        À margem da criminalidade
  • ·        Aceitações
  • ·        Cotas Raciais em debate
  • ·        Professores e o tema
  • ·        Religiosidade
  • ·        Mitos
  • ·        Rituais
  • ·        Diversidade entre povos
  • ·        E os Índios?
  • ·        Povos e Belezas
  • ·        Curiosidades e costumes
  • ·        Pernambuco dentre os índios
  • ·        Pernambuco dentre os negros
  • ·        O negro e Casinhas
  • ·        O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade?
  • ·        Preta fala pra mim
  • ·        O que é que a Bahia tem?
  • ·        Negro luz, negro cor, negro gente
  • ·        O negro e a música
  • ·        O índio e a dança
  • ·        Índios versus Portugueses
  • ·        Índias a beleza mulher
  • ·        Educação e o negro
  • ·        Bulling na escola
  • ·        A natureza e os índios
  • ·        Preservação da identidade e costumes
  • ·        Negros, índios e Literatura
  • ·        Poesia
  • ·        Abolição
  • ·        Escravos até hoje??
  • ·        Governo e movimentos sociais
  • ·        Lutas
  • ·        Eu, tenho preconceito?
  • ·        Tenho raiva de negro
  • ·        A escola e as questões sociais
  • ·        Igualdade, será?
  • ·        Raça é raça
  • ·        Inteligência


Produtos Finais

  • ·         2 Livros
  • ·        2 Filmes

Cronograma dos Fóruns
ESCOLAS
DATA
01
ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUIZ
 03/04
02
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VENTURA

03
ESCOLA MUNICIPAL  A. FRANCISCO DE PAULA
 19/04
04
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DANIEL









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